sexta-feira, 26 de abril de 2024

Estudo com profissionais da saúde de Manaus aponta que CoronaVac é eficaz contra variante brasileira da Covid

POR Ana Carolina Morais | 07/04/2021
Estudo com profissionais da saúde de Manaus aponta que CoronaVac é eficaz contra variante brasileira da Covid

Reprodução / CNN Brasil

U

Um estudo realizado com mais de 67 mil profissionais da saúde de Manaus, executado pelo grupo Vebra Covid-19, formado por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, bem como por servidores da secretaria de Saúde do Amazonas e de São Paulo e com o apoio da Organização Panamericana de Saúde (Opas), apontou, em seus dados preliminares, que a CoronaVac possui 50% de eficácia contra a P.1, variante brasileira da Covid-19, efetividade que foi confirmada após 14 dias da primeira dose.

 

 

O médico infectologista Julio Croda, responsável pelo estudo, explica que foi certificado que o imunizante manteve, contra a P.1, o mesmo índice de eficácia demonstrado nos ensaios clínicos. "É uma tranquilidade. Enquanto a gente tiver a P.1 como variante predominante, o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais podem continuar administrando a vacina porque ela vai trazer algum impacto do ponto de vista do controle da doença", assegura.

 

 

Os dados referentes à imunidade completa, com a aplicação das duas doses da vacina, ainda estão sendo coletados, mas o estudo já irá avançar, e além da análise nos profissionais da saúde de Manaus, também serão avaliadas a efetividade contra a variante brasileira da CoronaVac e da AstraZeneca/Oxford nos idosos de Manaus, Campo Grande, São Paulo e ainda em todo o estado de São Paulo.

 

 

"Nesse momento, o dado é preliminar e com uma dose o nível de efetividade foi de 50%. Importante ressaltar que Manaus tem muitos profissionais com infecção prévia. E por isso que talvez a efetividade da vacina com duas doses, que a gente vai estar acompanhando ainda isso, pode ser muito maior do que 50%", avalia Croda.

 

 

A eficiência da CoronaVac contra a variante brasileira do novo coronavírus já havia sido apontada anteriormente, pelo governo do estado de São Paulo, que na data de 3 de março revelou, apesar de não adentrar em maiores detalhes da pesquisa científica, que um estudo preliminar realizado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) havia demonstrado a eficiência da vacina com três das principais variantes da Covid que circulam no território brasileiro.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: