quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: pexels
A pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), mostrou que a produção de soja no Brasil neste ano deve gerar R$ 442 bilhões de reais. Segundo os especialistas que realizaram a pequisa, o montante é 33% inferior ao obtido no ciclo anterior. A queda pode ser explicada pela redução nos preços e na diminuição do volume esperado.
De acordo com os dados, a soja foi responsável por 6% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, além de ser o principal produto no ranking de exportações, representando quase 20% do faturamento do mercado internacional. O estudo analisou os quatro pilares da cadeia produtiva: o insumo, produção dentro da fazenda, agroindústria e agrosserviços.
Na produção dentro da fazenda a redução foi de 46,5%. Nos agrosserviços que vai desde transporte até consultoria agrícola, a queda foi de 30,7%. A agroindústria, no processamento da oleaginosa deve cair 21,6%, nos insumos a redução prevista é de 17%.
Traduzindo esses números, os pesquisadores apontam que a queda nos quatro setores pode representar redução da riqueza gerada pela soja impactando significativamente a economia brasileira, uma vez que o agronegócio é parte crucial do comércio, geração de empregos e arrecadação de impostos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.