sexta-feira, 23 de outubro de 2026
Redação Jornal Somos
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas essa semana (Leia mais) e através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante pode disputar uma vaga das 235.461 oferecidas por 129 instituições. O professor e advogado especialista em educação, Carlos André Pereira Nunes, fundador do Instituto Carlos André, esclarece dúvidas sobre o Sisu e dá dicas aos estudantes que estão na disputa.
Apesar de neste ano de 2019 o número de instituições disponíveis para inscrições através do Sisu ter caído, professor Carlos André explica que isso não significa que houve nem melhora e nem piora. "Houve uma mudança de percepção das instituições. Algumas entendem que seu processo seletivo consegue harmonizar melhor o objetivo da instituição com o processo de seleção.", justificou ele.
Para o aluno fazer a sua inscrição ele deve entrar no site do Sisu e colocar seus dados de inscrição do Enem, escolher as opções de curso e observar a nota de corte que deve ser analisada a partir da nota do ano anterior, sugere o professor. E ele ainda completa: para escolher bem a instituição é preciso verificar o desempenho que o mercado de trabalho percebe no curso que ele quer ingressar em cada instituição. "Algumas universidades são melhores em alguns cursos. Por exemplo, um mesmo curso pode ter melhores resultados em diferentes instituições", exemplifica.
Este ano a lista de espera quanto a segunda opção na inscrição não existe mais. Para Carlos André a mudança quanto a lista de espera tem que ser testada esse ano, mas percebe-se que não se quer mais o aluno em dúvida. "Deve-se colocar como primeira opção o curso que realmente quer, pois se sua nota for maior que a de corte não tem como voltar, então a primeira opção deve ser o curso mais desejado pelo estudante", lembra o especialista que ainda aconselha que ele "pode fazer a primeira e a segunda inscrições, quem sabe ele possa escolher a segunda opção, que pode ser o mesmo curso em outra instituição ou em outro turno".
Ao final perguntamos ao profissional quanto ao próprio sistema e ao Exame. Leia suas respostas:
Como especialista em educação, essa centralização do sistema é a melhor maneira em distribuir as vagas aos futuros universitários?
Como política de estado sim, porque gera parâmetros nacionais em relação ao processo educacional, e isso é importante. Mas o Brasil é um país grande e com muitas peculiaridades do ponto de vista do processo educacional, ou seja, as necessidades que a universidade de uma região vê em um curso são diferentes das necessidades do mercado de trabalho em outra região. Por isso algumas instituições preferem não se incluir nesse sistema, mas como política de estado funciona muito bem.
Para os alunos que irão prestar o Enem este ano, qual seria sua dica?
Estudar de forma correta, que é sempre pela sala de aula invertida. Estudar com profundidade o que cai, estudar as provas anteriores, ter a ajuda de bons professores e se preparar antecipadamente.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
22/10/2026
Brasil precisa ampliar investimentos em ciência para enfrentar pandemias e melhorar saúde pública
Especialistas destacam que a rápida sequenciação do genoma da covid?19 por pesquisadores da USP e outras iniciativas mostram a importância de financiar ciência, com investimentos de R$ 88,9 bi em C&T e R$ 72,9 bi em P&D em 2024.
22/10/2026
Aliados debatem indicação de Alcolumbre ao TCU e Pacheco ao STF após eleição
Nos bastidores de Brasília, partidos avaliam a possível transferência de Davi Alcolumbre para o TCU e de Rodrigo Pacheco para o STF, considerando diferentes resultados da eleição de 25 de outubro de 2026.
22/10/2026
Globo mobiliza mais de 30 jornalistas para checar falas de Lula e Flávio Bolsonaro durante debate
Grupo Globo fará checagem das declarações dos candidatos durante e após o confronto desta sexta-feira (23).
22/10/2026
Lula e Flávio Bolsonaro autorizam abertura de sigilos bancário, fiscal e telefônico antes de debate na Globo
Campanhas dos dois presidenciáveis apresentaram pedido ao TSE nesta quinta-feira (22) para que informações sejam divulgadas ainda hoje