sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Especialista em Educação explica e dá dicas sobre Sisu

POR Jornal Somos | 23/01/2019
Especialista em Educação explica e dá dicas sobre Sisu

Divulgação

A

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram abertas essa semana (Leia mais) e através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante pode disputar uma vaga das 235.461 oferecidas por 129 instituições. O professor e advogado especialista em educação, Carlos André Pereira Nunes, fundador do Instituto Carlos André, esclarece dúvidas sobre o Sisu e dá dicas aos estudantes que estão na disputa.

 

 

Apesar de neste ano de 2019 o número de instituições disponíveis para inscrições através do Sisu ter caído, professor Carlos André explica que isso não significa que houve nem melhora e nem piora. "Houve uma mudança de percepção das instituições. Algumas entendem que seu processo seletivo consegue harmonizar melhor o objetivo da instituição com o processo de seleção.", justificou ele.

 

 

Para o aluno fazer a sua inscrição ele deve entrar no site do Sisu e colocar seus dados de inscrição do Enem, escolher as opções de curso e observar a nota de corte que deve ser analisada a partir da nota do ano anterior, sugere o professor. E ele ainda completa: para escolher bem a instituição é preciso verificar o desempenho que o mercado de trabalho percebe no curso que ele quer ingressar em cada instituição. "Algumas universidades são melhores em alguns cursos. Por exemplo, um mesmo curso pode ter melhores resultados em diferentes instituições", exemplifica.

 

 

Este ano a lista de espera quanto a segunda opção na inscrição não existe mais. Para Carlos André a mudança quanto a lista de espera tem que ser testada esse ano, mas percebe-se que não se quer mais o aluno em dúvida. "Deve-se colocar como primeira opção o curso que realmente quer, pois se sua nota for maior que a de corte não tem como voltar, então a primeira opção deve ser o curso mais desejado pelo estudante", lembra o especialista que ainda aconselha que ele "pode fazer a primeira e a segunda inscrições, quem sabe ele possa escolher a segunda opção, que pode ser o mesmo curso em outra instituição ou em outro turno".

 

 

Ao final perguntamos ao profissional quanto ao próprio sistema e ao Exame. Leia suas respostas: 

 

 

 

Como especialista em educação, essa centralização do sistema é a melhor maneira em distribuir as vagas aos futuros universitários?

Como política de estado sim, porque gera parâmetros nacionais em relação ao processo educacional, e isso é importante. Mas o Brasil é um país grande e com muitas peculiaridades do ponto de vista do processo educacional, ou seja, as necessidades que a universidade de uma região vê em um curso são diferentes das necessidades do mercado de trabalho em outra região. Por isso algumas instituições preferem não se incluir nesse sistema, mas como política de estado funciona muito bem.

 

 

Para os alunos que irão prestar o Enem este ano, qual seria sua dica?

Estudar de forma correta, que é sempre pela sala de aula invertida. Estudar com profundidade o que cai, estudar as provas anteriores, ter a ajuda de bons professores e se preparar antecipadamente.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: