sábado, 18 de janeiro de 2025

Brasil

Escolha dos Livros Didáticos começa hoje, 23

POR Jornal Somos | 23/08/2018

A novidade para esse ano é o ensino infantil participar do processo pela primeira vez

Escolha dos Livros Didáticos começa hoje, 23

Redação Jornal Somos

A

A partir de hoje (23), começam as escolhas das obras para os livros didáticos, a seleção seguirá até dia 10 de setembro.

 

O conteúdo dos livros, segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), segue a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento aprovado no ano passado pelo Ministério da Educação (MEC) que define os conteúdos mínimos que deverão ser ensinados nos ensinos infantil e fundamental.

 

A etapa de ensino infantil, desta vez, passa a fazer parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os professores já poderão escolher o material didático que irão usar no próximo ano.

 

Os livros foram selecionados este ano por meio de edital. As obras deverão ser fonte de atividades para os professores desenvolverem, baseadas em interações e brincadeiras. Deverão também servir de referência para o acompanhamento do desenvolvimento das crianças.

 

A escolha será realizada no Sistema PDDE Interativo. Por meio do sistema, os diretores de cada escola receberão uma chave de acesso e, durante o período de escolha, os envolvidos poderão analisar, na íntegra, o conteúdo das obras. Os professores, diretores e coordenadores pedagógicos têm até o dia 10 de setembro para informar as escolhas ao governo.

 

Leonardo Montes Lopes, responsável pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e pela Biblioteca de Rio Verde, em nota ao Jornal Somos, informou que as escolas do município já estarão escolhendo os livros pelo sistema PDDE Interativo até essa terça-feira (28).

 

“A novidade é que os professores de Ensino Infantil e Educação Física agora receberão o material didático que antes não tinham” disse Leonardo.

 

Segundo o FNDE, a escola que ainda não tem acesso ao sistema deve entrar em contato com a Secretaria de Educação local e solicitar a liberação. O acesso ao sistema é feito com o CPF do diretor de cada escola e com uma senha pessoal.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: