sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usa como método de correção das provas objetivas a Teoria da Resposta ao Item (TRI), mas também conhecido como método antichute.
O método não calcula a nota levando em conta somente o número de questões corretas, mas também a coerência das respostas do participante ao conjunto das questões que formam a prova.
É esperado que o estudante que acertar questões muito difíceis, acerte também as muito fáceis. Se isso não acontecer, o sistema pode entender que ele chutou e, por isso, pontuará menos nessa questão do que candidatos que tenham mantido certa coerência esperada.
Por isso que, os estudantes com o mesmo número de acertos nas provas podem ter notas diferentes.
Outra característica da TRI é não ter um limite inferior ou superior padrão entre as áreas de conhecimento. Isso significa que as proficiências dos participantes não variam entre zero e mil. Os valores máximos e mínimos de cada prova dependerão das características dos itens selecionados.
Com informações da Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10