quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Entenda as expectativas para o mercado da soja

POR Jornal Somos | 26/03/2019
Entenda as expectativas para o mercado da soja

Mais Goiás

O

Os produtores de soja do Brasil que buscam garantir uma boa estratégia de comercialização enfrentam dúvidas como saber qual o melhor momento para vender a soja, se é melhor fazer negócios com a safra nova ou atual, ou guardar a soja para outros negócios. O cenário é incerto e exige profissionalismo e cautela.

 

O Brasil tem entre 44% e 45% de sua safra 2018/2019 de soja comercializada, contra uma média dos últimos cinco anos para este período de 54% a 55%, o que significa que os negócios estão atrasados. E a comercialização vinha caminhando bem lentamente nas últimas semanas até começar a sentir os impactos do câmbio.

 

Nas últimas duas sessões, a moeda americana disparou frente à brasileira e voltou a testar a casa dos R$ 3,90, acumulando um ganho de mais de 2% na última semana. O movimento puxou os preços no Brasil - algumas localidades viram as referências subirem até R$ 2,00 por saca - e alguns negócios foram firmados. 

 

Há diversos fatores que podem influenciar no preço da soja. Entre eles a briga comercial entre os Estados Unidos e a China, que no agronegócio ainda disputam a propriedade intelectual e a tecnologia.

 

Além disso, o câmbio no Brasil o futuro da economia do Brasil está nas mãos da Reforma da Previdência. No Congresso Nacional, como já era esperado, o texto enfrenta uma série de obstáculos e precisa de uma união política ainda mais forte para que seja aprovada sem que sofra grandes mudanças no projeto original.

 

As incertezas, porém, pesam mais agora e - aliadas a fatores externos - foram direta e rapidamente refletidas pelo câmbio, que somente na última semana somou uma alta de mais de 2%, alcançando seu mais alto patamar em 22 semanas. Os preços da soja no Brasil sentiram esse efeito imediatamente.

 

A volatilidade, porém, é grande e intensa. A disparada da última semana se voltou a uma realização de lucros nesta segunda-feira e o dólar registrou sua maior baixa em seis semanas.  

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: