quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou bandeira vermelha patamar 2 para agosto
Foto: Reprodução
Com o período mais seco e pouca chuva em grande parte do país nesse mês de agosto, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que a cobrança mensal seja feita através da bandeira vermelha patamar 2, elevando o custo para o consumidor final.
O acréscimo será de R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos, a expectativa é de que o impacto médio para os consumidores seja de aproximadamente 4,3% a mais na fatura em relação a julho de 2025.
Para evitar sustos com a fatura no final do mês, o executivo de faturamento e leitura da Equatorial Goiás, Marcos Aurélio Silva comentou sobre algumas medidas que podem ajudar o consumidor a economizar durante a bandeira vermelha patamar 2: "Estamos vivenciando um período de manhãs e noites mais frias e tardes mais quentes. Nessa época, é comum usar mais o chuveiro elétrico e o ar-condicionado, que são aparelhos que consomem bastante energia. Para economizar, a dica é tomar banhos mais curtos ou usar o chuveiro na posição verão. No caso do ar-condicionado, vale usar com moderação, deixar a temperatura entre 23 °C e 24 °C e realizar a limpeza e manutenção periódica do aparelho."
Outra dica importante é concentrar o uso de eletrodomésticos que consomem muita energia, como ferro de passar roupa e máquina de lavar, em horários específicos e, se possível, em uma única vez, evitando o acionamento repetido dos equipamentos. Além disso, companhia reforça que a manutenção preventiva desses aparelhos é essencial para garantir a segurança e a eficiência no consumo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Goiatuba e Aparecidense definirão qual será o único representante goiano na sequência da competição
Jogando em casa no Jonas Duarte, galo da comarca conquistou três pontos importantes e saiu da zona de rebaixamento