quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Arquivo/EBC
O governo federal detalhou na tarde desta quarta-feira (10) como serão as provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), ou "Enem dos concursos". Entre as novidades anunciadas, está o aumento do número de cidades onde as provas serão realizadas, chegando a 220.
Também foram divulgados os valores das taxas de inscrição, a reserva de vagas e como serão as provas, no dia 5 de maio. As inscrições começam no próximo dia 19 e seguem até 9 de fevereiro. A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio. Estão sendo ofertadas 6.640 vagas de nível médio e superior em 21 órgãos do governo federal.
EDITAIS - Os editais do concurso estão previstos para serem publicados ainda nesta quarta-feira em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Serão oito documentos – um para cada bloco temático (área de atuação) que os candidatos podem se inscrever:
220 CIDADES - Foram anunciadas mais três cidades que receberão as provas: Santos (SP), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC). Em Goiás as provas serão realizadas em Rio Verde, Itumbiara, Mineiros, Iporá, Catalão, Goiânia, Goianésia e Porangatu.
QUANTO CUSTA A INSCRIÇÃO - Outra novidade anunciada foram os valores das taxas de inscrição: R$ 60 para nível médio e R$ 90 para nível superior. Poderão pedir isenção da taxa inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e quem for ou já tenha sido bolsista do Prouni ou Fies.
PARA QUAL ÁREA CONCORRER - Os candidatos vão pagar uma única taxa para concorrer a várias vagas em diferentes órgãos federais, mas dentro de uma mesma área de atuação (blocos temáticos). Confira aqui a distribuição dos cargos por bloco.
Segundo o governo, o participante poderá escolher apenas um bloco temático e a quais cargos vai concorrer dentro dele. A aprovação ocorrerá conforme a indicação de preferência do candidato. Do total de vagas, 5% serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para pessoas negras. Nos cargos da Funai, 30% das oportunidades serão destinadas para indígenas.
COMO SE INSCREVER - Para se inscrever, o candidato vai precisar ter uma conta no Gov.br, de qualquer nível (ouro, prata ou bronze). Ele deverá escolher o bloco temático e, depois, os cargos. Em seguida, ele vai ordenar a sua preferência entre os cargos e entre as especialidades.
APLICAÇÃO DAS PROVAS - O governo diz que se inspirou no Enem para fazer o modelo de provas do concurso unificado. Elas serão aplicadas no dia 5 de maio em dois turnos:
Matutino (2h30 de prova):
Vespertino (3h30 de prova):
As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses. As demais fases são:
Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.