quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Érico Andrade/G1
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 já está disponível para consulta na Página do Participante, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No entanto, até a última atualização desta reportagem, o site ainda apresentava instabilidade, e muitos candidatos não conseguiam acessar seus resultados.
✅ NOTAS DIVULGADAS!
— Inep (@inep_oficial) January 16, 2024
Inscritos no Enem 2023 já podem conferir seu desempenho nas provas. Os resultados estão disponíveis na Página do Participante. Confira: https://t.co/eWyxRx4bBp pic.twitter.com/2scoBMbEzW
Para acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato. Para muitos candidatos, porém, o site apresentava mensagens de erro. Uma delas é a que aparece na imagem abaixo:
Vale lembrar que os treineiros (alunos que ainda não concluíram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar seus conhecimentos) devem ter suas notas divulgadas em até 60 dias.
Segundo o Inep, 60 candidatos conseguiram tirar nota mil na redação — dessas, quatro eram da rede pública. Em 2022, o número total de redações que haviam tirado a pontuação máxima foi de 18.
Sobre a participação dos estudantes da rede pública, houve aumento na participação deles. Em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio fizeram o exame. Em 2023, esse percentual subiu para 46,7%.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, pois permite a seus participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas, além de também ser aceito em dezenas de instituições internacionais.
As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.