sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Arquivo/UniRV
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está prestes a começar e é essencial estar bem preparado para o dia da prova. Mais de 3,9 milhões de candidatos em todo o Brasil participarão do exame, que terá sua primeira etapa neste primeiro domingo, dia 5 de novembro.
Os portões dos locais de prova abrirão às 12h (horário de Brasília) e serão fechados pontualmente às 13h. A prova terá início às 13h30 e se encerrará às 19h. Já no segundo domingo, dia 12 de novembro, a aplicação se estenderá até as 18h30.
Para encontrar o local de prova, consulte o Cartão de Confirmação da Inscrição, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na página do participante. Embora não seja obrigatório, é recomendável levar o cartão no dia da prova.
Dicas para a Redação:
- Na redação, o quesito que mais impacta a nota dos candidatos é a competência 5, que exige que o candidato apresente uma proposta de intervenção para o tema escolhido.
- Além disso, outros quatro itens são avaliados na correção: domínio da escrita formal da Língua Portuguesa, compreensão do tema e aderência à proposta da redação, organização das ideias, e coesão e coerência.
- O máximo de pontos na redação é 1.000, um feito alcançado por apenas 32 candidatos em 2022.
Documentos Necessários:
- Para entrar na sala de prova, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação oficial com foto.
- Documentos digitais, como e-Título, CNH digital e RG digital apresentados em aplicativos oficiais, são aceitos, não sendo permitidas capturas de tela.
- Caso o candidato tenha perdido a via original do documento de identificação com foto, será necessário apresentar um boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia da prova.
É fundamental planejar a chegada com antecedência, checar o local da prova e garantir que todos os documentos necessários estejam em ordem para evitar imprevistos e possíveis atrasos.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10