sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram, nesta quarta-feira (20), por meio de nota, o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 para 30 a 60 dias em relação a previsão inicial constante nos editais. A nova data, segundo os órgãos, será escolhida pelos inscritos no exame por meio de uma enquete a ser disponibilizada, em junho, na Página do Participante.
Esta decisão veio após a cobrança de diversos setores pelo adiamento da prova. O motivo do requerimento é a pandemia de Covid-19, que resultou na suspensão das aulas presenciais nas instituições de ensino e, consequentemente, fez com que a desigualdade entre os concorrentes aumentasse, uma vez que os de baixa renda estão enfrentando dificuldades para acessarem a educação a distância, o que não ocorre com estudantes da rede privada.
A prorrogação do Enem chegou a ser pautada no Congresso Nacional. Na terça-feira (19), o Senado Federal aprovou um projeto que adiaria a realização das provas por 75 votos a 1. A PL havia seguido para deliberação na Câmara dos Deputados.
Leia a nota do Inep e do MEC na íntegra:
“Atentos às demandas da sociedade e às manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação do exame nas versões impressa e digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais.
Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o exame seguem abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio”.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10