sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Enem 2018: possíveis temas para redação

POR Jornal Somos | 29/10/2018
Enem 2018: possíveis temas para redação
&

É difícil prever o que vai cair, ou qual será o tema principal da redação do ENEM, mas, temos algumas pistas do que pode ser: desde o conturbado cenário político atual até os movimentos ideológicos que estão tomando conta do país.

 

Como um dos quesitos mais importantes para obtenção de uma boa nota, é necessário se aprofundar nos temas que têm mais chance de aparecer no Enem para se dar bem na hora da redação!

 

Alguns professores acreditam que os temas se relacionam a conteúdos apresentados no primeiro semestre do ano, data da elaboração das provas.

 

Os limites da liberdade de expressão – A liberdade de expressão, um dos direitos fundamentais dos seres humanos, vem sendo utilizada como argumento para difusão de discursos embutidos de violência (de gênero, xenofobia, política, homofobia, etc.). Numa época em que a internet é o principal meio de comunicação, a liberdade de expressão vem sendo colocada à prova a cada dia.

 

A reforma do ensino médio – 2018 foi o ano de discussão da Base Nacional Comum Curricular, o texto passou por consulta pública e tem sido revisado por professores de todo o país ao longo dos anos. No novo currículo, os estados unificarão os conteúdos a serem aplicados em sala. Na reforma, os conteúdos serão divididos em áreas.

 

Fake News – As notícias falsas têm tomado conta da internet e não é de agora. Mas, durante o período eleitoral, elas chegaram ao limite. Um tema que está muito em alta e pode ser uma boa aposta.

 

Os algoritmos e a privacidade online - Os algoritmos de redes sociais, por exemplo, já captam as nossas preferências, identificam por onde a gente passa na internet, o que a gente conversa nos e-mails, chats e mensagens de áudio. Até que ponto a tecnologia interfere na sua privacidade ou na vida?

 

A vantagem de estudá-los é que, mesmo que não caiam na redação, provavelmente irão aparecer como tema de questões nas provas objetivas.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: