quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Encontro de Bolsonaro e Trump pode render propostas para a segurança do Brasil

POR Jornal Somos | 17/03/2019
Encontro de Bolsonaro e Trump pode render propostas para a segurança do Brasil

Época

N

Nos três dias de viagem aos Estados Unidos, a partir do próximo domingo, o presidente Jair Bolsonaro terá um encontro privado com o mandatário americano, Donald Trump, na Casa Branca, e deve assinar três acordos, que ainda estão sendo discutidos pelos dois países. O governo brasileiro trata a visita como a sinalização do início de uma nova etapa na relação com os americanos.

 

“A visita é a primeira de caráter bilateral realizada pelo presidente Jair Bolsonaro ao exterior, demonstrando a prioridade que o governo atribuiu à construção de uma sólida parceria com os Estados Unidos da América”, declarou nesta quarta-feira o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros.

 

Segundo o Palácio do Planalto, o foco da agenda externa brasileira é “reforçar a relação com os países que podem contribuir para o desenvolvimento, a prosperidade, o bem-estar e a segurança”. Outro objetivo da visita, segundo o porta-voz, é promover uma agenda de resultados positivos em diversas áreas, além de destravar temas que já estavam na pauta e abrir “novas frentes, novas oportunidades”.

 

Entre os acordos que devem ser assinados durante a viagem está uma parceria com os Estados Unidos para a utilização comercial da base militar de Alcântara, no Maranhão, para o lançamento de satélites. Indagado sobre a tratativa, o porta-voz não quis dar detalhes.

 

A comitiva brasileira deixa o país no domingo, dia 17, às 8h, da Base Aérea de Brasília. O voo tem duração aproximada de nove horas. A chegada está prevista para 16h, no horário local de Washington.

 

Até agora estão confirmados seis ministros na comitiva presidencial: Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública), Paulo Guedes (Economia), Tereza Cristina (Agricultura), Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também deve integrar a comitiva do pai aos Estados Unidos.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: