sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Neste domingo (28) será realizada as provas da edição de 2022 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas correspondem à edição de 2021, que foi adiada devido a pandemia de Covid-19.
O exame é voluntário e gratuito, e serve para certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. A certificação para o ensino fundamental é feita para estudantes acima de 15 anos. Para o ensino médio, é preciso ter mais de 18 anos.
O certificado é o equivalente ao diploma de conclusão dessas etapas do ensino.
Esse ano, 1.683.530 pessoas se inscreveram para realizar o exame. O número é maior que o registrado na edição anterior, que era de 1.608.135 pessoas.
Porém, o total de inscritos ainda está distante dos quase 3 milhões que se inscreveram no Encceja 2019, edição anterior à pandemia.
As provas serão aplicadas em dois períodos e estão divididas por área do conhecimento. A aplicação ocorre em todos os estados e no Distrito Federal.
Para ter acesso ao local de provas, o candidato precisa apresentar um documento oficial com foto. Pela primeira vez, serão aceitos os documentos de identificação digitais e-Título, CNH digital e RG digital, apresentados no aplicativo oficial (capturas de tela não serão aceitas).
Todas as informações como dados do participante, local e horário das provas e orientações para a realização do exame estão no cartão de confirmação de inscrição no Sistema Encceja. É indicado que o cartão seja impresso e levado no dia.
O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Provas também incluem uma redação de até 30 linhas. O modelo é de texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As provas para certificado do ensino fundamental são:
No ensino médio, são provas de:
Todas as provas são aplicadas no mesmo dia, de manhã e à tarde.
No ensino fundamental,
No ensino médio,
Para obter o certificado, o participante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5.
Fontes: G1
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camilla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10