quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Empresas do Simples Nacional já podem reparcelar débitos tributários

POR Ana Carolina Morais | 04/11/2020
Empresas do Simples Nacional já podem reparcelar débitos tributários

Reprodução / Cottar Contabilidade

A

A Receita Federal informou, nesta quarta-feira (4), que as empresas que fazem parte do Simples Nacional já podem parcelar seus débitos tributários. O parcelamento poderá ser realizado para os débitos apurados pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições que forem devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

 

 

A nova condição foi possibilitada pela Instrução Normativa RFB n° 1.981/2020, que excluiu o limite de somente um pedido de parcelamento por ano, permitindo, assim, que o contribuinte reparcele sua dívida por quantas vezes desejar.

 

 

O objetivo dessa medida é estimular os empreendimentos a regularizarem seus tributos, barrando ações de cobrança. “Desta forma, o contribuinte poderá reparcelar sua dívida quantas vezes quiser. A possibilidade visa estimular a regularização tributária dos contribuintes e, consequentemente, evitar ações de cobrança da Receita Federal que podem ocasionar a exclusão do Simples Nacional”, informou o órgão.

 

 

Para fazer o reparcelamento, é preciso pagar a primeira parcela em 10% do total dos débitos consolidados ou 20% do total dos débitos consolidados em caso de débito com histórico de reparcelamento anterior.

 

 

O requerimento da medida será efetuado exclusivamente pelo site da Receita Federal na internet, por meio do Portal e-CAC ou Portal do Simples Nacional. Para consultar mais informações sobre o reparcelamento, é possível acessar o Manual de Parcelamento do Simples Nacional, disponibilizado, também, no Portal do Simples Nacional.

 

 

Com informações da Agência Brasil

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: