sexta-feira, 26 de abril de 2024

Embaixada da China repudia e chama de infundado post de Eduardo Bolsonaro que insinua espionagem do país

POR Ana Carolina Morais | 25/11/2020
Embaixada da China repudia e chama de infundado post de Eduardo Bolsonaro que insinua espionagem do país

Marcos Oliveira/Agência Senado

A

A embaixada da China no Brasil publicou uma nota, nesta terça-feira (24), repudiando afirmações feitas em rede social pelo deputado e presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, que escreveu na noite de segunda-feira (23) que o governo brasileiro está apoiando uma “aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”. Segundo a embaixada, essa insinuação é “infundada” e “solapa” a relação entre os dois países.

 

 

“O governo Jair Bolsonaro declarou apoio à aliança Clean Network, lançada pelo governo Donald Trump, criando uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China. Isso ocorre com repúdio a entidades classificadas como agressivas e inimigas da liberdade, a exemplo do Partido Comunista da China”, havia dito Eduardo Bolsonaro na publicação que foi apagada, posteriormente, na terça (24).

 

 

O pronunciamento de Eduardo faz referência à disputa entre China e Estados Unidos para a instauração da tecnologia 5G, onde o governo norte-americano acusa as empresas chinesas de realizarem espionagem, e em contrapartida, o território chinês afirma que os EUA usam a soberania nacional para prejudicar suas empresas.

 

 

“Isso é totalmente inaceitável para o lado chinês e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento. A parte chinesa já fez gestão formal ao lado brasileiro pelos canais diplomáticos. Os EUA têm um histórico indecente em matéria de segurança de dados. Certos políticos norte-americanos interferem na construção da rede 5G em outros países e fabricam mentiras sobre uma suposta espionagem cibernética chinesa, além de bloquear a Huawei visando alcançar uma hegemonia digital exclusiva. Comportamentos como esses constituem uma verdadeira ameaça à segurança global de dados”, afirmou a embaixada Chinesa em sua nota-repúdio.

 

 

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi questionado por jornalistas, após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do relator da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do edital do 5G e de conselheiros da agência, sobre a questão envolvendo o post do filho do presidente e a resposta da embaixada da China, porém o ministro se esquivou, respondendo somente: “Liga para o Eduardo”.

 

 

(Com informações do G1)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: