quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025
Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria sinalizado, durante uma reunião ministerial realizada na segunda-feira (20), na Granja do Torto, em Brasília–DF, que pode não disputar a reeleição em 2026. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.
De acordo com o presidente, a decisão dependerá da "vontade de Deus". Esta é a primeira ocasião em que Lula admite publicamente a possibilidade de não se candidatar novamente ao cargo. Conforme a publicação, o petista apresentou algumas justificativas para tal posicionamento. Entre elas, mencionou o episódio ocorrido durante sua viagem ao México, em outubro, quando o avião presidencial enfrentou problemas técnicos e precisou permanecer em manobras no ar por cerca de cinco horas.
Outro fator mencionado foi a cirurgia realizada no fim do ano passado, após sofrer uma queda no banheiro que resultou em um ferimento na cabeça. Apesar dessas reflexões, Lula pediu aos ministros, empenho para garantir a vitória do Partido dos Trabalhadores nas eleições de 2026, independentemente de quem seja o candidato.
Fontes ouvidas pelo veículo afirmam que, apesar da declaração, Lula é o nome mais provável para disputar a reeleição pelo PT. Nem mesmo o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seria considerado um sucessor à altura.
Durante o encontro, o presidente também fez críticas a partidos que ocupam ministérios, mas não se posicionam claramente como parte da base governista, citando siglas como PSD, MDB, Republicanos, União Brasil e PP. Lula cobrou dos ministros vinculados a essas legendas, maior comprometimento com a manutenção do governo.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Vila Nova avança nos pênaltis enquanto Aparecidense foi eliminada dentro de casa; Goiás joga amanhã, 6, contra o Rio Branco em Goiânia
Com US$ 23 bilhões em receitas, vendas brasileiras aos países árabes têm segundo recorde consecutivo em 2024
48 milhões de brasileiros sonham em ser empreendedores, e o planejamento certo pode levá-los ao sucesso