quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Atualmente em debate pela sociedade e também no Congresso, a primeira “saidinha” de presos aconteceu nesta terça-feira (12).
Detentos do regime semiaberto do sistema penitenciário de São Paulo estão entre os beneficiados para deixarem as unidades temporariamente. Alguns desses que saíram, ficaram conhecidos nacionalmente por crimes de grande comoção popular, como Alexandre Nardoni, Cristian Cravinhos, Gil Rugai e Lindemberg Alves.
Atualmente, para ter direito ao benefício, basta o preso ter cumprido um sexto da pena (para reincidentes, um quarto), ter bom comportamento. Ser tiver envolvido em ocorrência dentro do presídio, deve passar por um processo de reabilitação de conduta, que pode levar até 60 dias, antes de obter a “saidinha”.
Até 2020, condenados por crimes hediondos também tinham direito a “saidinha”. Porém, o benefício ainda é concedido a detentos que cometeram este tipo de crime antes da regra mudar. Os presos que saíram nesta terça, tem que retornar as penitenciárias até a próxima segunda-feira (18).