sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Em 8º lugar no Sisu, Suzane Von Richthofen irá cursar turismo no IFSP

POR Jornal Somos | 30/01/2020
Em 8º lugar no Sisu, Suzane Von Richthofen irá cursar turismo no IFSP

Marcelo Goncalves / Sigmapress

N

Nacionalmente conhecida por ter assassinato os próprios pais há 17 anos atrás, a condenada Suzane Von Richthofen, que já está em regime semiaberto há 5 anos, foi aprovada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), após realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e irá cursar Gestão de Turismo no Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação de São Paulo (IFSP).

 

Com uma pontuação de 608,42, alcançando o 8º lugar, há 24 pontos de distância da primeira colocada, Suzane foi liberada para frequentar a universidade, que se situa há 40 km do presídio de Tremembé, em Campos do Jordão. A instituição de ensino concedeu o aval para que ela se matricule na vaga conquistada, no período noturno, junto há mais 35 estudantes.

 

 

O início das aulas está marcado para a próxima quarta-feira (05). Procurada, a instituição informou que a formalização da matrícula deve ser feita presencialmente ou por procuraçãopara, porém, Suzane ainda não compareceu ao prédio e nem entrou em contato. "Temos que atendê-la como qualquer outro aluno. Se a Justiça permite que ela possa estudar aqui, devemos recebê-la como recebemos todos os outros", explicou Walter Oliveira, diretor geral do IFSP.

 

Em outras duas oportunidades, Suzane já havia tentado estudar, primeiro em 2016, quando com autorização da justiça, tentou frequentar o curso de administração em uma universidade particular, mas desistiu devido medo do assédio fora da prisão e em 2017 quando foi aprovada para administração em uma instituição católica de Taubaté (SP), conseguindo inclusive ser contemplada com o Financiamento Estudantil (FIES), porém, não efetivou a matrícula.

 

Em 2015, Von Richthofen obteve progressão de pena e ganhou direito a saídas temporárias em datas específicas. Conforme a legislação brasileira, os presos em regime semiaberto podem deixar a prisão para estudar, com a condição de retornarem após os horários de aula, mantendo sempre um bom desempenho para que a autorização se mantenha.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: