sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Em 24 horas Rio vive tensão com chuvas e já tem 10 mortos no total

POR Jornal Somos | 09/04/2019
Em 24 horas Rio vive tensão com chuvas e já tem 10 mortos no total

Agência Brasil

N

Na tarde de hoje, terça feira (09), o total de mortes confirmadas pelas chuvas que aconteceram no Rio de Janeiro chegou a 10 após a descoberta de um táxi soterrado na Avenida Carlos Peixoto.

 

O temporal que começou no início da noite de ontem, segunda feira (08) inundou ruas, derrubou árvores e destruiu casas e carros em vários bairros. Ruas se transformaram em rios, carros foram arrastados pelas enxurradas, houve deslizamentos de terra e áreas inteiras ficaram encobertas pela água.

 

De acordo com a Defesa Civil, o município do Rio está em estágio de crise há quase 24 horas - terceiro nível em uma escala de três, o que significa chuva forte a muito forte nas próximas horas, podendo causar alagamentos e deslizamentos. A chuva começou a diminuir de intensidade agora à noite. A previsão é que a chuva nesta quarta-feira (10) seja fraca, moderada e isolada.

 

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, através de nota, disse que vai ser aperfeiçoado o sistema de prevenção e apoio em casos de calamidade. Para ter acesso às informações atualizadas do Centro de Operação do Rio clique aqui. Isso após reconhecer a falha da gestão ontem, quando os veículos e máquinas da Companhia de Limpeza Urbana ficarem presos no trânsito do final do dia e não conseguirem chegar há tempo nas áreas críticas da cidade.

 

Na capital, no final da tarde de hoje (9), as áreas de alagamento estavam concentradas na zona oeste, principalmente em Guaratiba e Santa Cruz. O caos só não foi pior porque os governos do estado e da capital decretaram pontos facultativos. De acordo com a prefeitura, estão totalmente bloqueadas nos dois sentidos as seguintes vias: Avenida Niemeyer, Alto da Boa Vista, Avenida Epitácio Pessoa, próximo do Parque da Catacumba, no sentido túnel Rebouças, Avenida Borges de Medeiros, no sentido Rebouças, altura do Parque dos Patins . A autoestrada Grajaú-Jacarepaguá voltou a ser interditada, nos dois sentidos. Já o Túnel Rebouças foi liberado no final da tarde.

 

O Corpo de Bombeiros trabalha com embarcações para retirar as pessoas de dentro das casas. A corporação reforça que está mobilizada no atendimento à população. Os militares estão empenhados em diversas ocorrências, como quedas de árvores e salvamentos provocados por inundações, desabamentos e deslizamentos. Foram registradas queda de 18 árvores sobre a rede elétrica, além da queda de uma árvore em cima de um ônibus na Rua Visconde de Albuquerque, na Gávea, sem vítimas.

 

A Secretaria de Defesa Civil está em alerta e segue monitorando as condições meteorológicas e apoiando as ações municipais.

 

Os bombeiros registraram mais de 2 mil ocorrências nas últimas 24 horas em todo o Estado, quando a média diária é de 1,2 mil chamados.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: