sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Em 2021 rede pública tem aumento de 4,22% nas matrículas do ensino médio

POR Thais Cabral | 21/12/2021
Em 2021 rede pública tem aumento de 4,22% nas matrículas do ensino médio

Imagem: Divulgação/ Secretaria da Educação

A

Apesar da queda de matrículas na educação infantil, e na de jovens e adultos, o ensino público brasileiro em 2021 apresentou aumento de alunos no ensino médio e no ensino integral, segundos os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2021, divulgado nesta terça-feira (21/12), no Diário Oficial da União pelo Ministério da Educação.

               

 

 

Na educação básica pública, este ano houve 36.401.378 matrículas ao todo, que vai da creche ao ensino médio, incluindo a educação de jovens e adultos. Representando um aumento de 0,15% em relação ao ano passado.

 

 

 

Já na educação especial, no número total de matriculas neste ano, houve aumento de 4,22%, com 1.143.717 alunos inscritos na educação básica na rede pública. Em relação a 2020, houve mais de 46 mil alunos matriculados. Havendo queda somente no ensino fundamental 1 (1º a 5º ano) e ensino fundamental do Eja.

 

 

 

Os dados divulgados são importantes para a distribuição de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e para a realização de programas na área da educação. Os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio são considerados as etapas mais problemáticas nas avaliações de ensino e aprendizagem.

 

 

 

Para combater o déficit de aprendizagem, uma das estratégias é expandir o ensino para o período integral, sendo essa uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Escolas estaduais e municipais aumentaram consideravelmente a oferta desse tipo de ensino e o reflexo é visto nessa transição do censo, com a entrada de meio milhão de alunos para a modalidade.

 

 

 

(Com informações G1)

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: