quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil

Eleição de 2020 terá simulador de voto pela internet

POR Ana Carolina Morais | 12/11/2020
Eleição de 2020 terá simulador de voto pela internet

Jornal Somos / Ana Carolina Morais

A

A simulação de voto, que ocorre em todas eleições, sofrerá mudanças neste pleito de 2020. Sempre foi possível treinar em urnas eletrônicas de teste instaladas em locais de grande circulação, como feiras livres e rodoviárias. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que, neste ano, o simulador de votação será na internet.

 

 

A votação simulada do primeiro turno contará com cinco partidos criados para à ação, em que os eleitores poderão escolher: o do Folclore, dos Esportes, dos Ritmos Musicais, o Partido das Profissões e o das Festas Populares. Cada um destes possui três opções de vereador para escolher.

 

 

Todos os candidatos a vereador são representados por um número formado por cinco algarismos. Aqueles que apesar de não terem escolhido um nome, quiserem votar em um partido, basta digitar os dois primeiros algarismos. Já para escolher um candidato exato, é preciso digitar o número completo. Após, aparecerá na tela a foto do escolhido, com seu nome, número e partido. E assim, se tudo estiver certo, basta confirmar no botão verde. Caso contrário, é preciso clicar no botão de corrigir e digitar novamente.

 

 

Depois de escolher um vereador, é o momento de votar para prefeito. Neste caso, o candidato possui o mesmo número do partido, ou seja, apenas dois algarismos. Novamente, após digitar irá aparecer, na tela, as fotos do cabeça de chapa e do vice, os nomes, o número e o partido. Se estiver certo, clicar em confirma. Se errado, clicar em corrigir.

 

 

A simulação do voto é importante para que as pessoas não errem na hora da urna no dia da eleição, que será no próximo domingo (15). O simulador disponibilizado pelo TSE na internet também conta com a autodescrição para aqueles que possuem deficiência visual, tal como a urna eletrônica real.

 

 

A principal dica para não confundir os números na hora da escolha de seus representantes é fazendo uma cola. É permitido que o eleitor leve, de casa, para a sessão eleitoral, as numerações já anotadas em um papel. Porém, é importante frisar que esta cola deve ser feita exclusivamente em papel, uma vez que é proibido levar qualquer equipamento eletrônico, como um telefone celular, para a cabine.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: