sexta-feira, 23 de outubro de 2026
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou nesta sexta-feira (25) que os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também podem entrar na mira de sanções do governo dos Estados Unidos, assim como os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Durante entrevista ao programa Oeste com Elas, transmitido diretamente dos EUA, Eduardo disse que os parlamentares podem sofrer sanções semelhantes às aplicadas com base na Lei Magnitsky, que permite aos EUA punirem estrangeiros por corrupção ou violações de direitos humanos.
O deputado declarou que o ministro Alexandre de Moraes deve ser o próximo alvo da legislação americana ainda nesta sexta-feira. “Se o Brasil não conseguir pautar a anistia e o impeachment do Alexandre de Moraes, a coisa ficará ruim”, afirmou. Segundo ele, Alcolumbre ainda teria chance de não ser sancionado, caso “não dê respaldo ao regime”, e Hugo Motta passou a ser cogitado por conta da tramitação da lei da anistia na Câmara.
A Lei Magnitsky, sancionada durante o governo Obama, prevê punições como bloqueio de bens, cancelamento de visto e proibição de entrada nos Estados Unidos. Eduardo Bolsonaro afirmou que o ex-presidente Donald Trump também pode agir com outras medidas. “Trump tem um arsenal na mesa dele. E pode ter certeza, ele não utilizou tudo ainda”, disse.
O filho de Jair Bolsonaro ainda reforçou que a notícia veiculada pela GloboNews, por meio da jornalista Natuza Nery, não era falsa. “Ontem não foi fake news da GloboNews”, escreveu ele no X (antigo Twitter).
Se aplicada, essa seria a primeira vez que a Lei Magnitsky seria usada contra um ministro de Suprema Corte no mundo. Os alvos mais comuns da legislação são membros de regimes autoritários, grupos terroristas e envolvidos em crimes graves, como lavagem de dinheiro e execuções.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
22/10/2026
Brasil precisa ampliar investimentos em ciência para enfrentar pandemias e melhorar saúde pública
Especialistas destacam que a rápida sequenciação do genoma da covid?19 por pesquisadores da USP e outras iniciativas mostram a importância de financiar ciência, com investimentos de R$ 88,9 bi em C&T e R$ 72,9 bi em P&D em 2024.
22/10/2026
Aliados debatem indicação de Alcolumbre ao TCU e Pacheco ao STF após eleição
Nos bastidores de Brasília, partidos avaliam a possível transferência de Davi Alcolumbre para o TCU e de Rodrigo Pacheco para o STF, considerando diferentes resultados da eleição de 25 de outubro de 2026.
22/10/2026
Globo mobiliza mais de 30 jornalistas para checar falas de Lula e Flávio Bolsonaro durante debate
Grupo Globo fará checagem das declarações dos candidatos durante e após o confronto desta sexta-feira (23).
22/10/2026
Lula e Flávio Bolsonaro autorizam abertura de sigilos bancário, fiscal e telefônico antes de debate na Globo
Campanhas dos dois presidenciáveis apresentaram pedido ao TSE nesta quinta-feira (22) para que informações sejam divulgadas ainda hoje