quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Eclipse solar total poderá ser visto parcialmente no Brasil amanhã (14)

POR Ana Carolina Morais | 13/12/2020
Eclipse solar total poderá ser visto parcialmente no Brasil amanhã (14)

Reprodução / Metrópoles

V

Vários países da América do Sul, incluindo o Brasil, serão contemplados amanhã, segunda-feira (14), com um eclipse solar total que poderá ser visto parcialmente. Durante 24 minutos, a lua nova irá passar sobre o Sol e cobri-lo completamente por pouco mais de dois minutos.

 

 

O fenômeno, conhecido como ‘caminho da Lua’, faz com que o dia se transforme em noite por alguns minutos, porém, de acordo com o professor Roberto Costa, do departamento de astronomia do IAG da Universidade de São Paulo (USP), a população brasileira só visualizará o acontecimento de forma parcial. “No Rio Grande do Sul, cerca de 60% do disco do Sol estará encoberto pela Lua. No Paraná, aproximadamente 50% e em São Paulo e Rio de Janeiro, em torno de 40%”, informou.

 

 

O eclipse parcial irá começar às 11h33 do horário de Brasília e será finalizado às 15h53. Em alguns pontos de países como o Chile e a Argentina, o fenômeno poderá ser visto em sua totalidade.

 

 

(Com informações do G1)

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: