terça-feira, 01 de outubro de 2024

Brasil

E – Título: aplicativo substitui documentos pessoais na hora da votação

POR Jornal Somos | 05/10/2018
E – Título: aplicativo substitui documentos pessoais na hora da votação
O

Os eleitores que votarão no domingo (7) poderão usar o e-título. O aplicativo de celular é a versão digital do título de eleitor impresso. O e-titulo contém as informações sobre a situação do eleitor e local de votação, substituindo o documento, para quem já fez o recadastramento biométrico.

 

O aplicativo está disponível para smartphones e tablets que utilizam os sistemas operacionais iOS e Android.  Ele apresenta informações como dados da zona eleitoral do usuário e a situação cadastral do eleitor em tempo real. Quem não tiver a biometria, pode utilizar o aplicativo para consultar o local de votação, mas deverá apresentar um documento de identificação com foto antes de votar.

 

Após baixar o app no celular, basta colocar os dados pessoais exatamente como o registrado no Cadastro Eleitoral. Se houver discordância, o sistema não validará o cadastro.

 

O e-título também permite ao eleitor emitir a certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Essas certidões são emitidas por meio do QR Code, código que possibilita a leitura pelo próprio celular.

 

Segundo o balanço realizado do TSE, até agora só 6.319.161 eleitores baixaram o e-título, representando apenas 4,3% de eleitores.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: