sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

É fixada meta de inflação para 2021

POR Jornal Somos | 28/06/2018
É fixada meta de inflação para 2021

Centro Oeste Popular

F

Foi definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) a meta de inflação para 2021 em 3,75%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo , o anúncio foi feito pelo Ministério da Fazenda.


As metas de 2019 e 2020 foram mantidas respectivamente em 4,25% e 4%, também com tolerância de 1,5 ponto percentual, esse é o valor que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderá alcançar nos próximos anos.


Desde 2005, o centro da meta de inflação estava em 4,5%, com 2,5 pontos de margem de tolerância. Em 2006, esse intervalo caiu para 2 pontos e permaneceu assim nos anos seguintes até ser reduzido para 1,5 ponto para 2017 e 2018. Somente no ano passado, o centro da meta foi reduzido para 4,25% em 2019 e 4% em 2020.


Até 2016, a meta de inflação era fixada com dois anos de antecedência, mas um decreto publicado no Diário Oficial da União em junho do ano passado determinou que a definição passasse a ser feita três anos antes. De acordo com o Banco Central, a mudança teve como objetivo reduzir as incertezas e melhorar a capacidade de planejamento das famílias, das empresas e do governo.


De acordo com o economista Cláudio Laval,  ''A equipe econômica do Governo Federal tem seguido a política de juros baixos, uma antiga demanda popular, com êxito. As questões macroeconomicas brasileiras são pouco flexíveis por sermos dependentes dos preços do mercado internacional, dado o grande volume de exportações de commodities, grãos, minérios e petróleo bruto. A baixa taxa de juros e baixa inflação são boas para quem precisa do crédito, mas afugenta investimento externo, pelo custo do Brasil. O preço social é o desemprego alto. Outra importante reflexão a ser realizada é a questão da continuidade, visto que estamos as vésperas de eleições presidenciais e um novo governo terá uma nova composição com ajustes nas políticas e na equipe econômica. Devemos ficar atentos nas propostas dos candidatos, nem tudo que é dito pode ser feito, há uma economia gigante e complexa, não sejamos simplistas. A esperança é que sejam realizadas reformas sérias, política administrativa, dentre outros''.

Fonte: Agência Brasil.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: