sexta-feira, 26 de abril de 2024

Duas aeronaves estão preparadas para possível evacuação de brasileiros na Ucrânia, afirma FAB

POR | 26/02/2022
Duas aeronaves estão preparadas para possível evacuação de brasileiros na Ucrânia, afirma FAB

Imagem: Arquivo da FAB

N

Neste sábado (26/02) a Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou a mudança de tom da Embaixada do Brasil na Ucrânia, assim como as novas orientações trabalhadas de ontem para cá, estão sendo anunciadas pelo Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Através de suas redes sociais oficiais, a FAB publicou que têm atualmente em Anápolis (Goiás) duas aeronaves KC-390 Millennium de prontidão para um possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia.

 

"A Força Aérea Brasileira (FAB), sob orientações do Ministério da Defesa e coordenação do Ministério das Relações Exteriores (MRE), colocou de prontidão duas aeronaves KC-390 Millennium para possível transporte de brasileiros evacuados da Ucrânia", diz o texto publicado no Twitter.

 

 

Este mesmo modelo de aeronave foi utilizado em outra missões humanitárias internacionais, como por exemplo, no transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no Haiti.

 

 

Em relação a como e quando acontecerá a ação de resgate dos patriotas, até o momento o Itamaraty ainda não revelou mais detalhes. Mas a preocupação cresceu quando na sexta-feira, a Embaixada fez um alerta aos quase 500 brasileiros em território ucraniano.

 

"A situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos", disse o órgão.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: