quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Em meados do mês de abril, a cantora Simaria, que faz dupla com sua irmã Simone, foi diagnosticada com tuberculose ganglionar depois de passar mal e ir ao hospital. Simaria desde então se afastou dos palcos e passa por recuperação.
Entenda a doença:
A tuberculose ganglionar é caracterizada pela presença da bactéria Mycobacterium tuberculosis, popularmente conhecida como bacilo de Koch, afeta os gânglios do pescoço, tórax, axilas ou virilha, e de forma menos frequente a região do abdômen.
Este é o tipo mais frequente de tuberculose extrapulmonar, mas tem cura, quando o tratamento é realizado com uso de antibióticos.
Os sintomas da tuberculose ganglionar são inespecíficos, como febre baixa e emagrecimento, o que pode fazer com que a pessoa não busque por ajuda médica imediatamente. Outros sintomas presentes são:
Ínguas inchadas no pescoço, nuca, axilas ou virilha, geralmente com 3 cm mas pode atingir 8-10 cm de diâmetro. As ínguas não são doloridas, mas são sempre duras e difíceis de se mover; diminuição de apetite; pode haver suor noturno excessivo; febre baixa de até 38graus, principalmente no final do dia e cansaço excessivo.
Na presença destes sintomas é importante buscar orientação de um pneumologista ou clínico geral para que seja feito o diagnóstico e o tratamento com antibiótico possa ser iniciado.
O diagnóstico da tuberculose é feito principalmente por através de raio-X que mostra que os pulmões não estão afetados e exame microbiológico para verificar a presença de bactéria, para isso o gânglio dolorido e inchado deve ser aspirado com uma agulha fina e o material enviado para laboratório.
Além disso, podem ser solicitados outros exames para auxiliar o diagnóstico, como hemograma e dosagem da PCR.
O tempo médio do início dos sintomas até o diagnóstico de tuberculose extrapulmonar varia de 1 a 2 meses, mas podem chega à 9 meses.
O tratamento para tuberculose ganglionar é feito de acordo com a orientação do pneumologista, infectologista ou clínico geral e normalmente é indicado o uso de antibióticos por no mínimo 6 meses, e em alguns casos a cirurgia para retirada do gânglio inflamado pode ser recomendada.
Os antibióticos normalmente indicados são Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol e o tratamento deve ser feito de acordo com a orientação do médico, não devendo ser interrompido, pois pode causar resistência bacteriana, o que pode complicar a condição da pessoa, já que os antibióticos que antes funcionavam passam a não ter mais ação sobre as bactérias.
Simaria depois do diagnóstico
Em uma entrevista exclusiva para o Fantástico, a cantora falou que seu peso caiu muito e as pessoas estavam preocupadas '' você tá muito magra, pelo amor de Deus, vai se cuidar’. Eu peso em torno de 50kg e eu caí pra 42kg. Eu não podia pegar meu filho no colo porque eu não tinha forças”
Aos prantos, Simaria falou como deve cuidar da saúde de agora para frente e vai diminuir a frequência profissional: “Desde dos meus 14 anos até os 35, eu trabalhei que nem um burro de carga. Não quero mais fazer 30 shows em um mês”.
A dupla tem planos para voltar aos palcos em meados de julho ou início de agosto, os fâs demonstram muita preocupação e carinho pelas cantoras.
Peincipal fonte: Maia tua saúde.