quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Ditadura é tema de série que começa a ser exibida hoje (30) no Brasil

POR Jornal Somos | 30/10/2018
Ditadura é tema de série que começa a ser exibida hoje (30) no Brasil

Reprodução

A

A partir dessa terça-feira (30), às 22h40, a TV Brasil Central (TBC) passa a exibir a série jornalística "Ditadura: Um passado sombrio". São sete episódios com 30 minutos cada e exibição diária até o dia 6 de novembro, todas comandadas pelo jornalista, sociólogo e mestre em Direito e Relações Internacionais Renato Dias. A proposta foi fazer conteúdo com informações históricas fiéis aos acontecimentos da época. “O grande desafio foi fazer um recorte da ditadura. A série é bastante cronológica e começa antes de 1964, passa pelo AI5 e termina na reabertura democrática”, relata o diretor de produção, Jarleo Barbosa.

 

A produção e redação de “Ditadura: Um passado sombrio” ficou a cargo da jornalista Carla Lacerda, que possui vasta experiência em jornalismo literário. A cada novo episódio, Renato recebe três dos 21 convidados para o projeto. Entre eles, o jornalista e escritor Pinheiro Salles, preso e torturado durante nove anos em presídios do Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

Outro grande desafio de Jarleo foi a edição do material bruto, que somou mais de 15 horas de gravação durante oito dias. “Cortar é manter o essencial, mas sempre tentando dar aos relatos um viés de encadeamento”, completa. A série também poderá ser conferida na íntegra, a partir do próximo dia sete, no canal da emissora no Youtube.

 

Para o chefe do núcleo da TV Brasil Central, Dyego Spindola, a série é resultado do bom trabalho em equipe da produção. “A gente vê a junção de forças de pessoas muito competentes, muitos profissionais envolvidos. Independentemente de qualquer posicionamento político, se trata de valorizar o que aconteceu com os goianos lá atrás porque conta a história na visão de pessoas que foram vítimas e continuam hoje com projetos importantes na sociedade”, destaca Dyego.

 

A série de entrevistas é derivada dos depoimentos do “TBC Mais Democracia”, idealizado pelo ex-presidente da Agência Brasil Central, jornalista João Bosco Bittencourt. O projeto tratou sobre o tema da Ditadura e recebeu convidados de diversos segmentos da sociedade em 14 depoimentos que foram ao ar na programação da emissora em formato de pílulas.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: