sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Após 44 anos da erradicação da raiva, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal notificou um caso da doença. Segundo as informações da Secretaria, quem contraiu foi um jovem entre 15 e 19 anos e o contágio foi através de um ferimento feito por um gato. O paciente com raiva humana, foi ferido em 21 de maio, porém só começou a sentir os primeiros sintomas no dia 20/6, sendo que dois dias depois ele foi internado na UTI com quadro grave, local onde se encontra até o momento sem melhoras substanciais.
Foram identificadas 13 pessoas que tiveram contato com o animal, portador da doença, segundo a SES-DF, e todas as pessoas iniciaram o processo de profilaxia, e, até a última atualização, o animal portador da doença está desaparecido.
O vírus da raiva é uma doença zoonose, que passa dos animais para humanos e vice-versa, o vírus ataca o sistema nervoso central, e pode levar ao óbito após um pequeno período de evolução. A transmissão ocorre quando o vírus da raiva existente na saliva do animal infectado, penetram no organismo através da pele ou mucosas, por meio de mordidas, arranhões e lambedura, e a taxa de mortalidade da raiva é de 99,9%
Por conta do caso acontecido, a campanha no Distrito Federal de vacinação da raiva foi antecipada e já iniciou hoje mesmo, quarta-feira (6/7), sendo que está acontecendo em pontos físicos.
NO BRASIL
No mês de maior deste ano, dois adolescentes de 12 anos e uma criança de 5 anos morreram vítimas da raiva humana em Minas Gerais. Os três casos confirmados da doença surgiram após 10 anos sem registros da doença no estado, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Até então, nos últimos 10 anos, o Brasil havia registrado 40 casos de raiva humana, uma média de quatro casos por ano. As notificações partiram de diferentes estados, com casos isolados.
(Fonte: Correio Brasiliense)
ESSA MATÉRIA FOI PRODUZIDA VOLUNTARIAMENTE PELO ACADÊMICO HENRIQUE ESTEVES E EDITADA PELA JORNALISTA CAMILLA PAES
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10