quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Imagem: Agência Brasil
O governo do Distrito Federal anunciou a criação de um Gabinete de Mobilização Institucional para acompanhar os eventos planejados para o 7 de Setembro na capital do país. O decreto que estabeleceu a formação desse grupo foi publicado em edição extra do Diário Oficial do DF na quinta-feira (31).
A liderança do Gabinete de Mobilização Institucional ficará a cargo da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e contará com a colaboração de diferentes órgãos e secretarias, com o objetivo de garantir a ordem pública e a coordenação das atividades relacionadas ao Dia da Independência.
Além disso, há a possibilidade de envolver várias entidades federais e judiciárias, incluindo áreas de inteligência e segurança, que podem ser convocadas para fazer parte do gabinete.
A primeira reunião do grupo está programada para a próxima segunda-feira (4), às 10h, e será presidida pela governadora em exercício, Celina Leão, substituindo o governador Ibaneis Rocha, que está em viagem aos Estados Unidos.
A governadora explicou que o gabinete funcionará como um centro integrado de informações e convidou o governo federal e todos os órgãos que considerarem importante participar.
O GDF também convidou o Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara dos Deputados, o Senado Federal, o Tribunal Superior Eleitoral e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para fazerem parte do gabinete, que estará em operação de 1º a 10 de setembro.
O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, destacou que o gabinete agilizará a comunicação e a tomada de decisões, garantindo uma resposta mais eficaz em caso de necessidade. Os convidados terão a responsabilidade de coordenar as atribuições administrativas e adotar as medidas necessárias para preservar a estabilidade institucional e a proteção de bens, serviços e instalações.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.