quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Direitos autorais: Anitta discute em live com deputado federal

POR | 06/05/2020
Direitos autorais: Anitta discute em live com deputado federal

Montagem

O

Ontem, terça feira (05/05), a cantora e compositora Anitta fez uma live com o deputado federal Felipe Carreras (PSB) como convidado para tratar sobre a Medida Provisória 948/20 (MP), projeto criado por ele. A MP tem como origem um projeto do ano passado que isentou hotéis do pagamento de direitos autorais por músicas executadas em rádios e TVs nos quartos, até que Carreras apresentou uma emenda que estende a decisão a eventos e locais de todo o tipo. Segundo o texto, a MP usa a crise causada pelo coronavírus para mudar a forma de remuneração dos direitos autorais em eventos públicos ou privados, dando obrigatoriedade de pagamento apenas a intérpretes das canções, e tirando, assim, o direito autoral dos compositores.

 

Desde o início do vídeo ao vivo, a artista foi bem direta em sua fala e pediu que a emenda fosse retirada. Anitta já tinha feito alguns stories explicando a sua preocupação com os profissionais que dependem desses valores para sobreviver. Ela falou que a medida não iria prejudicá-la, já que ela fatura com seus shows.

"Ela vai prejudicar compositores e produtores musicais que dependem dessa renda", e acrescentou,"Sei que está todo o mundo está preocupado com a questão do coronavírus, mas essa MP foi colocada em votação em regime de urgência justamente por causa da crise".

 

 

Antes da live, o deputado também havia feito publicações. Através de seu Instagram, ele publicou uma nota na tentativa de esclarecer o assunto. No texto, escreve que é afavor do pagamento do direito autoral ser feito de forma mais transparente e com "a garantia da possibilidade de o compositor saber o quanto foi pago pela utilização das suas obras".

 

Durante o debate, o deputado afirmou que existem erros de interpretação e que ainda existe tempo de debater o tema.

Ao ser questionado pela cantora, Carreiras afirmou que, de fato, "a emenda pode dar mesmo uma interpretação dúbia", mas que ela havia interpretado de forma errada a medida provisória. Ele ainda afirmou que "fez isso pelo artista que pede transparência do Ecad". – O Escritório de Arrecadação (Ecad) é responsável pela cobrança dos direitos autorais que devem ser repassados a artistas e compositores.

 

Ele então questionou: "Você sabe para onde foi o dinheiro que você pagou para o Ecad dos seus últimos shows?".  Sem convencer Anitta, Carreras disse que está aberto ao diálogo, e a cantora rebateu: "Colocar uma emenda para aprovação em urgência não é nenhuma forma de diálogo", afirmou a cantora.

 

E sem chegar em um consenso, ela finalizou a live com o parlamentar após 50 minutos de discussão. Assista:

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Anitta 🎤 (@anitta) em

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: