sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Dias Toffoli assumirá presidência do STF

POR Jornal Somos | 08/08/2018

Fux foi eleito vice-presidente por membros do Supremo. Ambos assumirão o cargo no dia 13 de setembro

Dias Toffoli assumirá presidência do STF

STF

O

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, em sessão hoje (8), o ministro Dias Toffoli para presidir o Tribunal e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) durante o mandato de 2018 à 2020. Ele assume a vaga atualmente ocupada pela ministra Cármen Lúcia. Os membros do Supremo também elegeram o ministro Luiz Fux como vice-presidente do STF.

 

Cada um recebeu os votos de todos os outros colegas. A posse ocorrerá no dia 13 de setembro, às 17h. De acordo com o Regimento Interno do STF, a eleição deve ocorrer na segunda sessão ordinária do mês anterior ao do final do mandato do atual presidente.

 

Em nome do Tribunal, a atual presidente, ministra Cármen Lúcia, parabenizou os ministros Dias Toffoli e Luiz Fux e desejou aos colegas um período proveitoso e mais calmo.

 

Natural de Marília (SP), Toffoli é ministro do STF desde outubro de 2009. Antes da posição atual, ocupou a chefia da Advocacia-Geral da União entre 2007 e 2009, durante o governo do ex-presidente Lula. Atualmente, ocupa a 2ª Turma do STF. Além do STF, Toffoli assumirá também a presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

Já Luiz Fux é carioca e atua como ministro do STF desde março de 2011. Ocupante da 1ª Turma do STF, ele ocupa até o dia 15 de agosto a presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: