quinta-feira, 21 de novembro de 2024
Redação Jornal Somos
Nesta sexta-feira (14), comemora-se o Dia Mundial do Ovo. A data é comemorada nas segundas sextas-feiras de outubro de cada ano. No Brasil, acontecem celebrações no Norte e Sul, envolvendo desde produtores, entidades estaduais de avicultura e membros do Instituto Ovos Brasil, até apreciadores e entusiastas da proteína animal.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em 2007, cada brasileiro consumia 131 ovos por ano. Esse índice, no entanto, praticamente dobrou, estando hoje em 257 unidades anuais, conforme levantamento setorial realizado em 2021.
O presidente da ABPA, que também preside o conselho administrativo do Instituto Ovos Brasil, Ricardo Santin, aponta que os investimentos em produtividade e as fortes campanhas de esclarecimentos sobre as propriedades do produto foram determinantes para que o ovo se transformasse em um alimento prioritário na dieta média dos brasileiros.
“Antes havia estigmas severos sobre o ovo, com informações equivocadas relacionando-o ao aumento de colesterol e outros malefícios à saúde. No início da década passada, a ciência entrou em campo e reverteu esta desinformação, mostrando que, na verdade, o ovo é o alimento mais completo na natureza, depois do leite materno”, analisa Santin.
De acordo com informações do Canal Rural, o Brasil é o sexto maior produtor de ovos do planeta, sendo 1.743 ovos produzidos por segundo no país. Esse número tem como base a produção total de 2021, com 54,973 bilhões de unidades.
Em torno de 99,5% da produção nacional é destinada ao mercado interno, sendo exportado apenas 0,5% do total.
Apesar disso, o produto brasileiro tem conquistado cada vez mais espaço no mercado internacional, com exportações acumulando alta de 13,5% até agosto de 2022.
Com informações do Canal Rural
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.