quarta-feira, 08 de janeiro de 2025
Imagem: Freepik
Nesta segunda-feira, 6 de janeiro, celebra-se o Dia de Reis, uma data importante no calendário cristão que marca a visita dos três Reis Magos — Melquior, Gaspar e Baltazar — ao menino Jesus em Belém. Este momento, que simboliza o encerramento do período natalino, é tradicionalmente o dia em que muitas famílias desmontam as decorações de Natal, incluindo a árvore e os enfeites.
A tradição está ligada ao simbolismo cristão: o Dia de Reis encerra o chamado “Ciclo Natalino”, que tem início no Advento e culmina no nascimento de Cristo. Em diversas culturas, a data também é comemorada com festas e celebrações. Em países como Espanha e México, por exemplo, há desfiles e a troca de presentes, representando os presentes dados pelos Reis Magos: ouro, incenso e mirra.
No Brasil, embora o traje de desmontar a árvore neste dia seja amplamente difundido, as celebrações variam. Algumas comunidades promovem festas religiosas, como missas especiais e até cortejos com encenações. Em outras regiões, é comum saborear o tradicional bolo de reis, que simboliza os presentes dos magos.
Para quem ainda mantém a árvore de Natal decorada em casa, o Dia de Reis é o momento ideal para guardá-la e, simbolicamente, abrir espaço para novos ciclos no ano que está apenas começando. Afinal, o encerramento do período natalino também nos convida a reflexão sobre esperança, renovação e o que desejamos construir nos meses seguintes.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Especialistas destacam desafios e oportunidades no novo cenário tributário brasileiro
Campanha nacional busca conscientizar população sobre importância da prevenção ao vírus
Atlético e Vila empataram, Trindade perdeu e vai pressionado para a segunda rodada