quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Dia D pretende prevenção e combate à hanseníase

POR Jornal Somos | 27/01/2019
Dia D pretende prevenção e combate à hanseníase

OMS

O

O ano inicia com a campanha intitulada “Janeiro Roxo”, que pretende conscientizar a população quanto à hanseníase. Nacionalmente, o último domingo do mês de janeiro é conhecido como o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase. A doença tem cura, mas se não for diagnosticada e tratada em tempo, pode provocar sequelas irreversíveis.

 

Em Rio Verde, ações foram desenvolvidas durante todo o mês no intuito de prevenir a doença. A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele e é causada por um bacilo chamado Mycobacterium leprae.

 

O Brasil é o segundo país com mais casos de hanseníase, atrás apenas da Índia. Por ano, são registrados perto de 30 mil casos da doença.

 

O diretor de Vigilância Epidemiológica, Leonardo Vieira Campos comentou os procedimentos realizados na cidade.

“Em Rio Verde, os pacientes que adquirirem a doença possuem atendimento total do SUS. Quando o paciente chega ao estado de dificuldades para se locomover até a unidade de saúde, disponibilizamos um atendimento em domicilio”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: