sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Marcos Lopes/MS
Neste sábado (8), acontece em todo o Brasil o Dia D contra a Poliomielite. Cidades de todo o país realizarão mutirões para reduzir o número de crianças não vacinadas e reforçar medidas para erradicar a doença. A campanha deste ano, lançada pelo Ministério da Saúde em 27 de maio, vai até 14 de junho. A meta para 2024 é imunizar pelo menos 95% do público-alvo, que inclui cerca de 13 milhões de crianças menores de 5 anos.
Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, destaca a importância da vacinação. "Graças à vacinação, a poliomielite não faz mais parte do nosso cenário epidemiológico, com o último caso confirmado em 1989. Embora tenhamos eliminado a doença no país, ela ainda existe no mundo. Por isso, é crucial que os pais levem seus filhos para tomar a vacina e garantir a saúde das crianças", afirmou ao Ministério da Saúde.
Em 2022, 77% das crianças com menos de um ano receberam a dose da vacina inativada contra poliomielite (VIP). Em 2023, esse número subiu para 84,63%, segundo a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
Neste domingo, 9 de junho, também é celebrado o Dia da Imunização, destacando a importância da vacinação em todas as etapas da vida e reforçando seu benefício para a saúde coletiva. O DPNI do Ministério da Saúde oferece mais de 40 tipos de imunobiológicos no Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. Em 2023, houve aumento na cobertura vacinal de 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil do SUS, revertendo a queda nos índices vacinais desde 2016.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10