sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Os 800 mil aposentados e pensionistas que tiveram valores bloqueados em razão de débitos indevidos terão a quantia devolvida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, serão R$ 57 milhões que retornarão aos beneficiários.
A devolução ocorreu após o bloqueio feito pelo INSS em maio do corrente ano sobre os débitos de mensalidades de quatro associações de aposentados que não tinham permissão para efetuarem descontos – e mesmo assim o faziam.
As denúncias de abusos financeiros foram investigadas pelo próprio órgão de Seguro Social até setembro, quando o governo de Jair Bolsonaro determinou que as queixas deveriam ser efetuadas no site consumidor.gov.br, portal administrado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e submetida ao Ministério da Justiça. Outra forma de questionar as cobranças indevidas é acionando judicialmente a instituição responsável pelo débito e também o INSS, por ser o responsável por debitar a quantia.
Para conferir se o depósito do dinheiro já foi realizado, os aposentados e pensionistas devem visualizar seu extrato de pagamento no site https://meu.inss.gov.br/central/#/. Segundo o INSS, o valor retornou com os benefícios pagos em setembro deste ano. O depósito é identificado no extrato pelo código 107.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10