quarta-feira, 24 de abril de 2024

Devolução de auxílio emergencial será cobrada de 650 mil pessoas por notificação do governo

POR Ana Carolina Morais | 19/08/2021
Devolução de auxílio emergencial será cobrada de 650 mil pessoas por notificação do governo

Foto: Marcello Casal jr / Agência Brasil

O

O Ministério da Cidadania está realizando a cobrança de 650 mil pessoas para que realizem a devolução voluntária das quantias recebidas pelo auxílio emergencial. As notificações estão ocorrendo por meio de mensagens enviadas pelos números 28041 ou 28042, desde ontem, quarta-feira (18), sendo feitas também hoje, quinta (19).

 

 

“São trabalhadores que ao declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) geraram DARF para restituição de parcelas do Auxílio Emergencial, mas que ainda não efetuaram o pagamento, ou que receberam recursos de forma indevida por não se enquadrarem nos critérios de elegibilidade do programa”, explicou Ronaldo Navarro, secretário de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi) do Ministério da Cidadania.

 

 

Além disso, também está sendo feita a notificação de pessoas que tinham vínculo empregatício quando receberam o auxílio, que já usufruíam de outro benefício do governo como a aposentadoria, o seguro desemprego ou o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, ou que a renda era incompatível com as regras do auxílio.

 

 

É importante estar alerta às mensagens. As enviadas pelo Ministério da Cidadania são, apenas, as que possuem o CPF do beneficiário, o link iniciado com gov.br e enviadas pelos números 28041 ou 28042. Se o conteúdo ou o remetente for diferente disso, o SMS deve ser desconsiderado, pois não é de autoria do governo.

 

 

Em caso de denúncia de fraudes, o cidadão deverá acessar o fala.br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU). Já para consultar quem possuiu acesso ao auxílio emergencial, é só acessar o Portal da Transparência.

 

 

 

 

 

(Com informações da Agência Brasil)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: