sábado, 24 de outubro de 2026
MARIO OLIVEIRA/MTUR
Dados preliminares divulgados ontem, sexta-feira (10), pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com base nos alertas feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), apontam uma redução no desmatamento na Amazônia Legal.
Em janeiro do ano passado, o desmatamento quando chegou a 430 quilômetros quadrados já este ano foram 167 quilômetros quadrados, uma redução de 61%.
A Amazônia Legal é formada pelos estados do Acre, do Amapá, do Amazonas, do Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, de Roraima, de Tocantins e parte do Maranhão.
O Deter é um dos três sistemas que dá suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demais órgãos ligados a esta temática, segundo o Inpe.
Pelo Deter são realizadas apenas parte das alterações ocorridas, devido à menor resolução das imagens/sensores utilizados e também as restrições de cobertura de nuvens.
O outro sistema que faz parte de fiscalizar o desmatamento é o Prodes (Projeto e Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite), com base de referência para a medição do desmatamento, cuja base de dados tem precisão próximo a 95%, sendo considerada mais confiável.
O Inpe usa também o Sistema de Detecção de Exploração Seletiva (Detex).
Informações da Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
23/10/2026
Anvisa proíbe tiras falsificadas da Accu-Chek Active vendidas na Amazon
A Anvisa determinou a proibição de tiras de glicemia falsificadas da linha Accu-Chek Active comercializadas na Amazon. Pessoas que usam o produto devem verificar a procedência antes de utilizá-lo.
23/10/2026
Anvisa endurece regras para uso compassivo da polilaminina e gera debate
Anvisa restringiu o uso compassivo da polilaminina após registro de nove óbitos, mantendo a exigência de critérios clínicos definidos em estudo em andamento.
23/10/2026
Policial e jovem se envolvem em briga em parquinho de praça após discussão sobre camisa com símbolo político
Um investigador da Polícia Civil e um adolescente se envolveram em uma briga corporal em um parquinho infantil, na noite de quinta-feira (22/10). Segundo o agente, a confusão começou após uma provocação relacionada a uma camisa política.