sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Foi divulgado ontem, sexta-feira (12/8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) trimestral, que mostram que a taxa de desemprego caiu em 22 das 27 unidades da federação no segundo trimestre, em comparação aos três primeiros meses do ano.
A maior queda foi no Tocantins, com menos de 3,8 pontos percentuais. Pernambuco caiu 3,5 pontos percentuais e Alagoas, Pará, Piauí e Acre também tiveram quedas de cerca de 3 pontos.
Por estado, o maior índice de desemprego é o da Bahia (15,5%), seguido de Pernambuco (13,6%) e Sergipe (12,7%). Os menores índices estão em Santa Catarina (3,9%), no Mato Grosso (4,4%) e no Mato Grosso do Sul (5,2%). Se mantiveram estáveis na taxa o Distrito Federal, Amapá, Ceará, Mato Grosso e Rondônia.
A taxa de desocupação no segundo trimestre de 2022 ficou em 9,3%. No trimestre anterior, o índice nacional estava em 11,1% e no mesmo trimestre do ano passado o desemprego era de 14,2%.
Entre as pessoas desempregadas, 42,5% estão procurando trabalho entre um mês a menos de um ano e 29,5% procuram por dois anos ou mais. O país tem 4,3 milhões de pessoas desalentadas, o que corresponde a 3,8% da força de trabalho.
Fontes: G1 e Agência Brasil
*Matéria produzida voluntariamente por Eduarda Lima e supervisionada pela jornalista Camillla Paes
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10