sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Uma pesquisa realizada pelo Serasa elencou os maiores motivos para o endividamento no Brasil nos últimos 12 meses, onde o desemprego despontou como a principal causa, uma vez que três em cada dez inadimplentes estão sem trabalho, muito em consequência à desestabilização econômica gerada pela pandemia de Covid-19.
Diante desse cenário, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada no último dia 04/11 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, mostrou que a quantidade de famílias brasileiras com dívidas permaneceu em crescimento no mês de outubro alcançando o índice de 74,6%.
A pesquisa do Serasa, além de revelar o principal motivo das dívidas, também mostrou que a maioria dos endividados, 88%, sentem muita vergonha de sua situação. Estar com dívidas também prejudica o trabalho de 76% dos participantes da pesquisa, assim como prejudica os relacionamentos familiares de 64% e os relacionamentos com parceiros de 62%, prejudicando, ainda, a vida social de 84%.
Na tentativa de reverter essa situação, a Serasa já realizou um feirão de negociação de dívidas em que 2,7 milhões de brasileiros conseguiram limpar seus nomes. Segundo os trabalhadores da instituição, a população possui muita vontade de pagar suas dívidas. “Tem o orgulho próprio de querer pagar aquela dívida e recomeçar”, explicam.
(Com informações do Fantástico – G1 e da Agência Brasil)
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10