quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Deputados apresentam projeto para manter emissão da carteirinha digital

POR Jornal Somos | 29/02/2020
Deputados apresentam projeto para manter emissão da carteirinha digital

James Mateus

O

Os deputados federais Weliton Prado (PROS-MG) e Ricardo Izar (PP-SP) apresentaram um projeto de lei para manter a emissão da carteirinha digital de forma gratuita através Ministério da Educação. Instituída em setembro pelo Executivo, a carteirinha permite pagamento de meia-entrada em shows e eventos enquanto o beneficiário estiver cadastrado no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), mas a Medida Provisória (MP) caducou e não é possível emitir novas carteirinhas.

 

Por se tratar de uma MP, o texto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro tinha força de lei e possibilitou que 424 mil carteirinhas fossem concedidas por meio do aplicativo até 16 de fevereiro. No caso do projeto de lei, a emissão dos documentos só pode ser retomada após discussão e aprovação do texto na Câmara e no Senado.

 

O texto que os deputados apresentaram é semelhante ao enviado pelo Executivo, com a ideia central de colocar um fim no monopólio da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) para emissão deste documento. A medida, que não teve apoio político, foi vista como uma tentativa de retaliação do governo a setores da oposição.

 

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, chegou a falar sobre o envio de um projeto de lei ao Congresso. O caminho para aprovação, no entanto, pode ser semelhante ao da MP. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já afirmou que não negociaria com o chefe da pasta da Educação, por ele representar grupo da “bandeira do ódio”.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: