sábado, 18 de janeiro de 2025
Redação Jornal Somos
Filho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), é o novo líder do partido na Câmara. Seu nome apareceu no sistema da Câmara como ocupante do cargo na tarde desta segunda-feira (21).
O ex-líder, Delegado Waldir (PSL-GO), pouco antes da confirmação, divulgou vídeo no qual reconhecia a liderança de Eduardo.
A disputa para líder do PSL (Partido Social Liberal) na Câmara começou há duas semanas e é um reflexo da crise interna no partido. Duas alas da sigla vivem em confronto: uma ligada ao presidente Jair Bolsonaro; a outra, ao presidente do PSL, deputado Luciano Bivar (PE).
Na semana passada, a ala bolsonarista já havia tentado emplacar o nome de Eduardo para o lugar de Waldir, enviando para a direção da Câmara duas listas com assinaturas de deputados do PSL pedindo a troca de líder. Acontece que, os aliados de Waldir entregaram uma terceira lista que, após análise da Câmara, prevaleceu sobre as demais, por ter mais assinaturas.
Já ontem (21), os apoiadores de Eduardo entregaram uma nova lista, com 28 assinaturas válidas (mais da metade da bancada), que foi validada pela Câmara. Segundo as regras da Casa, a lista mais recente, desde que tenha assinatura da maioria dos deputados de um partido, tem validade para definir o líder da bancada.
Quando questionado por jornalistas sobre nova função, Eduardo Bolsonaro disse que deseja ver o PSL como um partido aliado ao governo.
Ainda disse que recebeu informações de que o grupo rival apresentaria uma nova lista, e por isso não quis falar como novo líder, apesar da confirmação do nome de deputado pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara
“Existem algumas informações chegando, informações um pouco desencontradas. Então, nesse momento, eu não sei se a lista que está valendo é a minha lista, se houve ou não houve qualquer tipo de acordo. Então, eu não posso me posicionar como sendo ou não o líder do partido", disse o deputado.
Depois das declarações do deputado, houve a confirmação de que o grupo rival apresentou uma nova lista, que ainda não foi validada pela Câmara.
Ex-líder
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Delegado Waldir disse que está à disposição de Eduardo para fazer a transição na liderança de forma "transparente".
"Venho a público fazer um esclarecimento. O meu partido, o PSL, decidiu retirar a ação de suspensão de cinco parlamentares, e aceitamos democraticamente uma nova lista que foi feita por parlamentares. Já estarei a disposição do novo líder para, de forma transparente, passar para ele toda a liderança do PSL. Queria agradecer aos parlamentares que confiaram nesse nosso projeto, dizer que não sou subordinado a nenhum governador, a nenhum presidente, e sim ao meu eleitor", disse o Delegado.
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10