quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Delegado da PF será nomeado presidente do Inep, responsável pelo Enem

POR Jornal Somos | 16/04/2019
Delegado da PF será nomeado presidente do Inep, responsável pelo Enem
O

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, vai nomear o delegado da Polícia Federal Elmer Coelho Vicenzi como novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em nota, o MEC confirma a indicação e diz que o nome será “oficializado em breve”.

 

O cargo estava vago desde que o ex-ministro da pasta Ricardo Vélez Rodríguez demitiu Marcus Vinicius Rodrigues, após uma crise interna envolvendo a avaliação federal da alfabetização, que foi cancelada e depois retomada pelo ministério.

 

Delegado de Polícia Federal, Vicenzi foi chefe do Serviço de Repressão a Crimes Cibernéticos da Coordenação-Geral de Polícia Fazendária da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

Autarquia vinculada ao Ministério da Educação, o Inep é responsável pelas avaliações de larga escala no Brasil, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema de Avaliação da Educação Básica, com o qual se calcula o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e exames de mensuração da qualidade do ensino superior.

 

Outro importante cargo do Inep ainda está vago. A Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb), que tem o Enem entre suas atribuições, está desde o fim de março sem um responsável, desde a saída do economista e engenheiro Paulo César Teixeira.

 

Teixeira pediu demissão em solidariedade a Marcus Vinicius Rodrigues.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: