sábado, 18 de janeiro de 2025
Foto: Polícia Federal
Pela primeira vez em seus 100 anos de existência, a Interpol, a maior organização policial do mundo, será liderada por um representante de um país em desenvolvimento. O delegado brasileiro Valdecy Urquiza, da Polícia Federal, foi eleito secretário-geral da Interpol pela maioria dos 196 membros da Assembleia-Geral, em reunião realizada em Glasgow, na Escócia.
A eleição inicial de Urquiza ocorreu em junho de 2024, no Comitê Executivo da Interpol, em Lyon, e foi formalmente ratificada nesta terça-feira (5). Urquiza, que atualmente é diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e já ocupou o cargo de vice-presidente da Interpol para as Américas entre 2021 e 2024, iniciará seu mandato no próximo dia 7, sucedendo o atual secretário-geral, Jürgen Stock, da Alemanha.
Com um mandato de cinco anos, Urquiza será o principal executivo da organização, responsável por coordenar os esforços globais de combate ao crime transnacional e por fortalecer a cooperação policial internacional. Sua liderança promete intensificar as ações da Interpol em questões como tráfico de drogas, crime organizado, terrorismo e crimes cibernéticos, promovendo maior colaboração entre as polícias de diferentes países.
A conquista marca um momento histórico para o Brasil e fortalece o papel do país na segurança global, simbolizando um passo significativo na representatividade de países emergentes em grandes organizações internacionais de segurança.
Fonte: Agência Brasil
Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.
Aumentos foram de 0,65% para o tipo comum e de 0,32% para o S-10