sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Decreto é lançado para que órgãos públicos reduzam consumo de energia

POR Jornal Somos | 26/08/2021
Decreto é lançado para que órgãos públicos reduzam consumo de energia

Imagem: Banco de Imagens/Governo Federal

O

O decreto publicado nesta quarta-feira (25) determina que os órgãos públicos federais reduzam o consumo de energia de 10% a 20% no período de setembro de 2021 a abril de 2022.

 

 

Publicado em edição extra do “Diário Oficial da União”, foi assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, valendo para órgãos da administração pública federal direta, autarquias e fundações, não englobando estatais.

 

 

O Brasil enfrenta uma das piores crises hídricas dos últimos 91 anos. Os reservatórios do Sudoeste e Centro-oeste estão com apenas 23% de capacidade de armazenamento, sendo responsáveis pelo abastecimento de energia de mais 70% do país. Os níveis registrados atualmente se encontram menos em relação a agosto de 2001, quando o país enfrentou racionamento de energia.

 

 

A possibilidade de racionamento de energia já foi descartada, conforme mencionado pelo ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, durante entrevista. "Vou repetir, com total tranquilidade, que não trabalhamos com hipótese de racionamento, isso tem que ficar muito claro", declarou.

 

 

Além do decreto, o governo federal anunciou ‘premiação’ para consumidores residenciais, rurais, comerciais e industriais como medida de redução, porém as regras ainda não foram divulgadas.

 

 

As duas medidas tomada até momento vem com objetivo de evitar que o país passe por apagões.

 

 

 

Esta matéria foi escrita voluntariamente pela acadêmica Thais Cabral

 
Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: