sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Decreto autoriza uso das Forças Armadas para garantir segurança da votação

POR | 20/10/2020
Decreto autoriza uso das Forças Armadas para garantir segurança da votação

Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

O

O governo federal finalizou ontem a tarde, segunda feira (19/10), o decreto que autoriza o emprego de militares das Forças Armadas nas eleições municipais deste ano. As tropas serão mobilizadas para garantir a segurança dos processos de eleição e apuração dos votos. O texto foi publicado no "Diário Oficial da União" de hoje, terça feira (20/10).

 

 

O número e a lotação desses militares não foram definidos pelo documento, sendo apenas orientado que ainda serão definidos pelo Gabinete de Segurança Institucional, pelo Ministério da Defesa e pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas provavelmente serão lotados nas maiores zonas eleitorais. Essa é a quarta vez que acontece o uso de militares para apoio, mas este ano deve ser maior o número de convocados pela necessidade diante da pandemia. Em 2018, mais de 28 mil militares das Forças Armadas foram convocados para atuar em 598 localidades nos dois turnos de votação. Em 2016, foram 25 mil militares, e em 2014, 30 mil.

 

 

Fonte: TSE e EBC

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: