quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Decotelli deixa Ministério da Educação após 5 dias de nomeação e sem tomar posse

POR Ana Carolina Morais | 01/07/2020
Decotelli deixa Ministério da Educação após 5 dias de nomeação e sem tomar posse

Geraldo Magela/Agência Senado

N

Nesta quarta-feira (01), o governo publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) o ato que torna sem efeito a nomeação de Carlos Alberto Decotelli para o cargo de ministro da Educação. O professor pediu demissão na noite de terça (30), antes mesmo de tomar posse. Ele havia sido nomeado na última quinta-feira (25) e permaneceu por apenas 5 dias na pasta.

 

 

O requerimento de demissão foi efetuado após polêmicas relacionadas ao currículo de Decotelli. Na segunda-feira (29) o ex-ministro compareceu ao Palácio do Planalto, à chamado, para dar explicações ao presidente Jair Bolsonaro. Na ocasião, a afirmativa feita à imprensa era de sua permanência no cargo, porém ele retornou ao Planalto no outro dia para entregar sua carta de dispensa.

 

 

Um substituto para a Educação será definido a partir de hoje, quarta (01), pelo presidente. Esta é a terceira vez em que um ministro deixa a pasta. Ricardo Vélez Rodríguez foi o primeiro à frente do ministério, permanecendo pouco mais de três meses. Após, Abraham Weintraub permaneceu por 14 meses à frente do ofício e agora, Decotelli, por 5 dias.

 

 

As inconsistências curriculares de Decotelli envolvem a declaração de um título de doutorado na Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, que não foi obtido, denúncia de plágio quanto a dissertação de seu mestrado da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e um pós-doutorado na Bergische Universität Wuppertal, na Alemanha, que não foi realizado.

 

 

Quanto a denúncia de plágio, a FGV afirmou em nota que já buscou o orientador da dissertação e que se o caso for confirmado as medidas administrativas e judiciais cabíveis serão tomadas. A informação sobre o doutorado não obtido na Argentina foi divulgada pelo próprio reitor da Universidade de Rosario, Franco Bartolacci, por meio de seu Twitter. Já o pós-doutorado na Alemanha, a Universidade de Wuppertal afirmou, em comunicado, que Decotelli não adquiriu o título em sua instituição.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: