terça-feira, 23 de abril de 2024

Brasil

Datas de inscrição do Prouni e do Fies são anunciadas por Ministro da Educação

POR Ana Carolina Morais | 22/07/2022
Datas de inscrição do Prouni e do Fies são anunciadas por Ministro da Educação

Reprodução de vídeo do Youtube

D

Durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro, realizada nesta quinta-feira (21), o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou as datas de inscrições para os programas de auxílio estudantil, informando que a inscrição do Programa Universidade para Todos (Prouni) será do dia 1º a 4 de agosto e a do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 9 a 12 de agosto.

 

 

Os interessados deverão se inscrever pelo site do Ministério da Educação (MEC). O Prouni oferece bolsas de estudo, que podem ser integrais ou parciais (50% do valor da mensalidade do curso), para cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas, enquanto o Fies oferece financiamento para estudantes de cursos superiores não gratuitos, com juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

 

 

O chefe da pasta da Educação brasileira aproveitou a live do presidente para levantar um debate sobre uma nova política de financiamento aos estudantes, afirmando que “é preciso discutir uma nova política de financiamento estudantil, porque esta política está realmente sobrando vagas por conta dos juros e da dificuldade que os alunos têm de pagar”. Além disso, ele também destacou a medida provisória para renegociação das dívidas de financiamento do Fies, que foi editada pelo presidente.

 

 

Sobre a renegociação, o presidente afirmou que a expectativa é de que 1,1 milhão de jovens procurem as instituições financeiras para usufruírem da medida e aproveitarem o desconto da negociação, que pode chegar a 99%. “Esse 1,1 milhão tinham dívidas impagáveis e queriam muitas vezes fazer um negócio bancário, comprar a prestação, alguma coisa e não podia devido a essa dívida”, disse Bolsonaro.

 

 

(Com informações do Mais Goiás)

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: